O QUE É GASTRITE E QUAIS AS FORMAS DE TRATAMENTO?
Você sabe o que é gastrite? Conhece quais são as formas de tratamento para gastrite? Quais os principais sintomas da gastrite? Quais as causas da gastrite? Qual a alimentação ideal para evitar a gastrite? Se você deseja saber mais sobre essa doença que acomete milhares de brasileiros, acompanhe o nosso post a seguir.
A gastrite é caracterizada como uma sensação de queimação no estômago, mas também pode vir acompanhada de indigestão e dor de estômago. Nesse viés, por conta da ingestão prolongada de medicamentos anti-inflamatórios e bebidas alcoólicas em excesso, há uma inflamação das paredes estomacais, ocasionando a gastrite. Além disso, a gastrite também pode ser causada por conta de estresse e nervosismo demasiado.
Para ajudar o paciente a tratar a gastrite de forma assertiva e eficaz, é necessário um diagnóstico completo do gastroenterologista, a partir de exames. Além disso, como forma de tratamento da gastrite, o médico pode indicar alterações na alimentação e medicamentos, com o intuito de reduzir a acidez do estômago e cuidar da mucosa inflamada.
Ademais, a gastrite é uma doença e precisa ser tratada com atenção e cuidado. Dentre as mais recorrentes complicações da gastrite, são aquelas ocasionadas por tratamentos errôneos ou inadequados, cooperando para a evolução de outros problemas, como a úlcera gástrica, que pode causar câncer de estômago se não for devidamente tratada. Porém, a partir de um tratamento adequado, é possível reduzir os sintomas da gastrite.
Quer saber mais sobre a gastrite? A seguir listamos os principais tópicos que abordaremos nesse post:
1. O QUE É GASTRITE?
2. QUAIS OS TIPOS DE GASTRITE?
3. QUAIS AS CAUSAS DA GASTRITE?
4. QUAIS OS SINTOMAS DA GASTRITE?
5. QUAL O TRATAMENTO PARA A GASTRITE?
Preparo? Vamos lá!
1. O QUE É GASTRITE?
Essa conhecida doença, a gastrite, que acarreta queimação e dores no estômago dos pacientes, é o resultado da inflamação das paredes internas do estômago, tendo como motivador a bactéria Helicobacter pylori. Tal microrganismo é responsável pela mudança do pH da camada de muco estomacal que originam tais sintomas. Além disso, caso a evolução da bactéria não seja contida, é possível ocorrer a corrosão da mucosa da parede do estômago, fazendo com que o órgão entre em contato direto com o ácido gástrico ou suco gástrico, favorecendo o aparecimento daquela sensação de “queimação”.
Dentre os principais fatores que auxiliam no surgimento da gastrite são:
- Alimentação inadequada;
- Uso excessivo de remédios;
- Consumo em grande quantidade de álcool;
- Estresse.
É importante destacar que o estresse contribui para a gastrite devido a sua liberação de cortisol e de adrenalina, que exigem um aumento da produção do ácido gástrico, por conta de momentos de extrema preocupação e tensão.
2. QUAIS OS TIPOS DE GASTRITE?
A partir de exames e uma correta análise e identificação por um médico especialista, a gastrite pode ser classificada nos seguintes tipos:
Gastrite nervosa: Esse tipo de gastrite está relacionada ao estresse e à ansiedade do paciente, sendo os principais motivadores dessa classificação da doença.
Gastrite aguda: Outro tipo de gastrite, a gastrite aguda possui como característica o seu surgimento inesperado, por consequência de uma lesão grave e repentina.
Gastrite crônica: Esse tipo de gastrite diz respeito a sua evolução com o passar do tempo, por falta de uma não procura de um médico logo nos primeiros sinais da doença.
Gastrite erosiva: A gastrite erosiva está associada a uma lesão nas camadas do estômago, que, em conjunto com a inflamação, são efeitos do uso excessivo de medicamentos ou doenças.
Gastrite enantematosa: Muito parecida com a gastrite erosiva, a gastrite enantematosa difere por não poder ser apontada como úlcera.
De modo geral, para o tratamento de qualquer tipo de gastrite, o tratamento indicado pelo médico buscará a desinflamação das paredes estomacais e a devida cicatrização de lesões (quando houver).
3. QUAIS AS CAUSAS DA GASTRITE?
Para a evolução e o surgimento da gastrite, diversos fatores podem contribuir para que os revestimentos da parede estomacal produzam inflamações. Dentre as principais causas, se destacam:
Infecção através do microrganismo conhecido como H. pylori, caracterizado por se prender no estômago, ocasionando a inflamação. De modo geral, o indivíduo pode ser contaminado pela bactéria a partir do consumo de alimentos contaminados, principalmente naqueles que não tiveram uma limpeza adequada para a sua ingestão.
Outro fator é o uso contínuo e de maneira demasiada de medicamentos, em especial os anti-inflamatórios. Tais remédios, por conta da sua constituição, atuam na redução de substâncias protetoras das paredes do estômago que inibem o efeito do ácido gástrico.
Além disso, o consumo em excesso de bebidas alcoólicas é outro fator preponderante para o desenvolvimento da gastrite, visto que inibe as camadas protetoras do estômago da atividade do suco gástrico.
Para finalizar, o fator que muitas pessoas não dão a devida atenção, é os elevados níveis de estresse e tensão diária, que podem sim gerar a gastrite no indivíduo, por conta da sua alteração da atividade gástrica.
Também é preciso destacar que indivíduos que apresentam a doença de Crohn, conhecida por gerar inflamação do sistema digestório, são mais propensos a desenvolver gastrite, tendo como principais sintomas diarréias e sangue nas fezes.
4. QUAIS OS SINTOMAS DA GASTRITE?
Em suma, as principais situações em que é mais propenso o surgimento dos sintomas da gastrite, é após a ingestão de alimentos gordurosos e em momentos de tensão ou ansiedade em níveis elevados, fazendo o sistema digestório produzir em maior quantidade ácido. Dentre os principais sintomas sintomas da gastrite, são eles:
- Desconforto abdominal;
- Inchaço no abdômen;
- Enjoo e vômito;
- Mal estar
- Sensação de queimação no estômago;
- Aumento de gases;
- Falta de apetite;
- Perda de peso.
Além disso, como comentado anteriormente, há fatores que cooperam para o surgimento da gastrite, como:
- Predisposição genética;
- Uso excessivo de medicamentos anti-inflamatórios;
- Níveis de estresse e ansiedade elevados;
- Consumo elevado de bebidas alcoólicas.
Para avaliar e identificar de forma assertiva a gastrite, é necessário a consulta com um médico gastroenterologista. Clique aqui e agende a sua consulta com um especialista em gastroenterologia.
5. QUAL O TRATAMENTO PARA A GASTRITE?
Para um tratamento adequado e assertivo para a gastrite, é necessário que o paciente seja orientado e consultado por um gastroenterologista, que pode indicar exames para compreender melhor o estágio da doença. A partir de então, o especialista em gastroenterologia recomendará o tratamento, podendo ser a partir de remédios inibidores e neutralizadores do ácido estomacal, como o conhecido omeprazol e pantoprazol.
Também, para situações que o causador é a bactéria H.pylori, o médico indicará o uso de antibióticos para o combate ao microrganismo. Porém, não basta apenas o emprego de remédios, sendo igualmente necessário uma mudança na alimentação do paciente, com alimentos de digestão simplificada e que não incentivem a geração de ácido.
Procurando por uma Clínica Médica Popular para agendamento de consultas com um especialista referência em gastroenterologia? Conheça a Clínica Médica Rede Mais Saúde. Somos uma clínica médica popular e acessível para todos, com localização em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro, com médicos gastroenterologistas especialistas.
Concluindo…
Agradecemos por ter nos acompanhado até o fim deste blog post. Nós, da equipe da Clínica Médica Rede Mais Saúde, esperamos que esse blog post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado na melhor compreensão a respeito dos tópicos sobre a gastrite.
Fique por dentro das nossas últimas postagens!