Clínica Médica Popular em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro
HIV E AIDS: SAIBA AQUI TUDO SOBRE ESTE VÍRUS EPIDÊMICO.

HIV E AIDS: SAIBA AQUI TUDO SOBRE ESTE VÍRUS EPIDÊMICO.

Você sabe o que é AIDS? Sabe qual os sintomas da AIDS? Sabe como tratar a AIDS? Conhece de onde veio a AIDS? Você conhece como a AIDS é transmitida? Sabe qual o médico especialista é responsável por tratar a AIDS? Sabe qual o tratamento usado hoje em dia para a AIDS? Sabe a diferença de AIDS e HIV? Onde tratar a AIDS em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro? Estas e outras perguntas sobre a AIDS serão respondidas no nosso blog de hoje, vamos lá.

A AIDS, sigla em inglês para “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida” é uma síndrome onde o corpo humano e suas defesas ficam muito enfraquecidos, desenvolvendo vírus oportunistas que atacam o nosso organismo causando até o falecimento quando não tratado ou descoberto a tempo.

Vale ressaltar que a AIDS é uma doença comum no Brasil, tendo mais de 150 mil casos todos os anos, por isso é tão importante um cuidado ao ter relações sexuais.

Veja a seguir os tópicos que abordaremos sobre a AIDS.

1. O QUE É A AIDS?
2. QUAL A DIFERENÇA DE AIDS E HIV?
3. QUAL O TRATAMENTO PARA AIDS?
4. TIPOS DE HIV.
5. QUAL O MÉDICO ESPECIALISTA RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DA AIDS?
6. ONDE TRATAR A AIDS EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO?

Vamos começar os tópicos do blog da Rede Mais Saúde.

1. O QUE É A AIDS?

A AIDS é o nome dado a doença do HIV que causa uma epidemia mundial nos dias de hoje. A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença transmitida por qualquer contato com o sangue de um infectado. Algumas das formas de se contrair AIDS é:

- Relação sexual: ter relações sexuais tanto oral, quanto vaginal e anal podem transmitir a AIDS.

- Amamentação: caso a mãe tenha AIDS, durante a amamentação possui grandes chances de o bebê também contrair a AIDS.

- Gestação: a transmissão vertical, isto é, da mãe para o filho durante o período da gravidez também é possível quando a mãe está contaminada com a AIDS.

- Compartilhamento de seringas: como dito anteriormente, a AIDS se contrai pelo contato com o sangue do infectado. Ou seja, por óbvio é extremamente perigoso o compartilhamento de seringa, não só para evitar a AIDS, mas para diversas outras doenças que podem ser contraídas também.

Contato com o sêmen ou com fluidos vaginais também podem infectar e espalhar a AIDS. A AIDS é considerada uma doença comum no Brasil, pois possui mais de 150 mil casos todos os anos. Ela é uma doença crônica que irá durar a vida inteira ou muitos anos da vida da pessoa.

A AIDS sempre requer exames laboratoriais e/ou de imagem, além de necessitar de um acompanhamento médico de perto para sempre.

2. QUAL A DIFERENÇA DE AIDS E HIV?

Muitas pessoas não sabem a diferença de AIDS e HIV e acabam pensando que é literalmente a mesma coisa, mas não é bem assim.

A HIV é um vírus que podemos contrair sem sintomas, muitas pessoas possuem a HIV e nem sabem, pois ela não manifesta sintomas.

Já a AIDS é a fase avançada da HIV, onde possui sintomas e pode ser fatal. A AIDS desenvolve quando a pessoa está com infecções oportunistas no organismo, essas infecções atacam as mais diversas partes do corpo, causando diversos problemas e, como o sistema imunológico está fraco, acabam sendo mortais em muitos casos.

Ou seja, resumidamente, poderíamos dizer que a HIV é um vírus portador da AIDS, que pode ou não ativar a doença e seus sintomas. Já a AIDS é o que causa o enfraquecimento do sistema imunológico e, posteriormente, as infecções oportunistas que acabam afetando nossos pulmões, cérebro, coração e etc.

3. QUAL O TRATAMENTO PARA AIDS?

A AIDS infelizmente ainda não possui uma cura que elimine o vírus da HIV completamente do organismo. A medicina de hoje em dia descobriu somente tratamentos para retardar o efeito e o avanço da AIDS, este tratamento é chamado de ARVs.

O chamado regimes antirretrovirais são feitos para retardar e atrasar a AIDS, porém não conseguem eliminá-la por completo. Os ARVs seguram as infecções pelo resto da vida da pessoa e bloqueiam os avanços de infecções secundárias que poderiam surgir e complicar ainda mais o tratamento da AIDS.

4. TIPOS DE HIV.

Existem no mundo hoje 2 tipos de HIV, o HIV-1 e o HIV-2. A grande maioria dos casos da epidemia global da AIDS são causados pelo HIV-1, enquanto o HIV-2 está presente mais em alguns países africanos da costa ocidental, como a Costa do Marfim e Senegal.
Em outros países do ocidente, incluindo o Brasil, a transmissão do HIV-2 é muito baixa, sendo comum somente o primeiro tipo do vírus.

5. QUAL O MÉDICO ESPECIALISTA RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DA AIDS?

O médico especialista responsável pela AIDS e HIV é o infectologista, pois é ele que possui a plena compreensão de doenças infecciosas, como a AIDS. A clínica Rede Mais Saúde possui infectologistas prontos para te atender.

6. ONDE TRATAR A AIDS EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO?

Busca tratamento para AIDS? A clínica Rede Mais Saúde é o lugar certo para você. Contamos com especialistas capacitados e prontos para te atender. Então já sabe, tratamento para AIDS em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro é na clínica Rede Mais Saúde.

Clique para Ligar
Agendamento Online
WhatsApp
Agende pelo WhatsApp