ENDOSCOPIA DIGESTIVA: O QUE É, PARA QUE SERVE E QUANDO FAZER?
Você sabe para que serve e o que é o exame de endoscopia digestiva? Sabe como é realizado o exame de endoscopia digestiva? Reconhece quando é necessário realizar o exame de endoscopia digestiva? Conhece quais são os procedimentos de preparação para o exame de endoscopia digestiva?
Com o exame de endoscopia digestiva é possível o diagnóstico de diversas doenças. Em suma, é um processo simples e de curta duração. Todavia, algumas pessoas ainda sentem um certo receio por conta de ter que ingerir uma microcâmera.
E, para você que deseja saber um pouco mais a respeito do exame de endoscopia digestiva, preparamos um post dedicado especialmente para esse tema, abordando os principais questionamentos dos pacientes. Veja a seguir os tópicos que serão abordados:
1. O QUE É O EXAME DE ENDOSCOPIA?
2. PARA QUE SERVE O EXAME DE ENDOSCOPIA?
3. COMO É FEITO O EXAME DE ENDOSCOPIA?
4. QUANDO É NECESSÁRIO FAZER UMA ENDOSCOPIA?
5. COMO SE PREPARAR PARA O EXAME DE ENDOSCOPIA?
6. ONDE FAZER O EXAME DE ENDOSCOPIA?
Preparado? Vamos lá!
1. O QUE É O EXAME DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA?
O exame de endoscopia digestiva busca observar e avaliar, a partir de uma microcâmera ingerida, principalmente, as paredes dos órgãos que compõem o sistema digestivo, como o esôfago, estômago e intestinos. Desse modo, é possível compreender e encontrar a motivação de desconfortos abdominais, como náuseas, vômitos, refluxo e queimação. Logo, alguns dos principais causadores dos problemas descritos e que são descobertos com o exame de endoscopia são:
•Úlcera;
•Gastrite;
•Hérnia;
•Pólipos.
Ademais, podemos destacar que, de maneira complementar ao exame de endoscopia digestiva, pode ser realizado uma biópsia, procedimento responsável pela coleta de um pequeno pedaço do órgão e que é utilizado para análise e diagnóstico em laboratório, a fim de buscar causadores de doenças mais graves, como infecções ou câncer.
2. PARA QUE SERVE O EXAME DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA?
De modo geral, o exame de endoscopia digestiva tem por objetivo a investigação e diagnóstico de doenças nos órgãos do sistema digestivo, tais como esôfago, estômago, duodeno e intestinos. Então, para que o exame possa ser realizado de forma adequada, segura e que os melhores resultados possam ser obtidos, é fundamental que seja executado por um médico especialista e com o auxílio de aparelhos de qualidade.
Além disso, o exame de endoscopia digestiva também serve como indicação quando há a necessidade de planejamento terapêutico para pacientes que necessitam de transplante de órgãos ou realizam algum tipo de terapia anticoagulante, por exemplo.
3. COMO É FEITO O EXAME DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA?
Inicialmente, o paciente recebe um sedativo e uma anestesia local, de modo a garantir que o paciente não sinta nenhuma dor e nem se lembre do exame enquanto o mesmo está sendo executado.
O exame de endoscopia digestiva é realizado pela inserção de um tubo flexível, também conhecido como endoscópio, que na sua ponta possui um chip com uma microcâmera, de modo a conseguir a captura das imagens conforme o mesmo vai se aproximando do local onde deverá ser diagnosticado as paredes dos órgãos.
De modo geral, o exame de endoscopia digestiva possui duração de cerca de 20 a 30 minutos, sempre dependendo da complexidade do problema. Após a sua realização, o médico responsável irá analisar os resultados obtidos para inferir se há ou não alguma alteração que possa indicar doença em algum dos órgãos.
4. QUANDO É NECESSÁRIO FAZER UMA ENDOSCOPIA?
Primeiramente, antes de qualquer decisão, é necessária uma consulta com um médico especializado, de modo a analisar cada caso individualmente e posteriormente orientar e indicar quais são os exames e procedimentos que o paciente deve realizar.
Nesse sentido, quando o paciente possuir algumas das características a seguir, poderá ser recomendado o exame de endoscopia digestiva. Sendo:
•Idade superior a 45 anos;
•Vômitos e náuseas persistentes e sem motivação aparente;
•Dificuldade de engolir (disfagia)
•Dor ao engolir (odinofagia);
•Refluxo;
•Dores na região superior do abdômen;
•Queimações no estômago.
Todavia, como comentado anteriormente, é imprescindível que seja realizada uma consulta com um médico especializado para indicar qual é o procedimento mais indicado para o seu caso.
5. COMO SE PREPARAR PARA O EXAME DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA?
Para a realização do exame de endoscopia digestiva, faz-se necessário que um acompanhante adulto esteja presente, pois, por conta da sedação que é aplicada no paciente, o mesmo pode apresentar dificuldades de locomoção ou sonolência após o exame.
Também, vale ressaltar que para a preparação do exame de endoscopia digestiva, é fundamental manter uma dieta leve e equilibrada, optando por não ingerir alimentos como carnes vermelhas, no dia anterior à realização do exame, por conta de, para uma visão completa e aprimorada dos órgãos, é necessário que o estômago esteja vazio.
Além disso, deve ser realizado um jejum de maneira absoluta de oito horas previamente à realização do exame de endoscopia digestiva. E, em alguns casos, os médicos podem indicar a suspensão de certos medicamentos que possuem coagulação do sangue.
6. ONDE FAZER O EXAME DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA?
Buscando uma clínica médica para realizar exames de endoscopia digestiva com segurança e rapidez? Conheça a Clínica Médica Rede Mais Saúde. Somos uma clínica médica popular e acessível para todos, com localização em Belém, Ananindeua e Augusto Montenegro.
Nosso objetivo é oportunizar saúde para todos, com atendimento seguro e ágil, além de profissionais capacitados e preço justo. Contamos com inúmeras especialidades médicas, como: exames laboratoriais, odontologia, especialidades médicas e medicina do trabalho.
Por fim, temos uma novidade! Agora, para você agendar e receber atendimento ficou muito mais fácil e conveniente. Lançamos a Josy, nossa assistente virtual via WhatsApp. Com ela, a partir de um atendimento rápido e prático, você consegue agendar a sua consulta ou exames, escolhendo a unidade e o atendimento desejado.
Após, você informa os dados do paciente e recebe o valor do atendimento escolhido, e um dos nossos atendentes irá entrar em contato para confirmar a data e o horário do seu atendimento. Fácil, né? Venha conhecer o nosso novo atendimento via WhatsApp!
Concluindo…
Agradecemos por ter nos acompanhado até o fim deste blog post. Nós, da equipe da Clínica Médica Rede Mais Saúde, esperamos que esse blog post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado na melhor compreensão a respeito dos exames de endoscopia digestiva.
Fique por dentro das nossas últimas postagens!