CIRURGIA DE PEDRA NA VESÍCULA

O QUE É CIRURGIA DE PEDRA NA VESÍCULA?

A cirurgia de pedra na vesícula, conhecida como colecistectomia, é um procedimento realizado para remover as pedras ou cálculos biliares que se formam na vesícula biliar. A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado abaixo do fígado, responsável pelo armazenamento da bile, um líquido que auxilia na digestão de gorduras.

As pedras na vesícula, também chamadas de cálculos biliares, são formações sólidas que podem se desenvolver quando a bile contém excesso de colesterol ou substâncias como o cálcio e a bilirrubina. Essas pedras podem causar sintomas como dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e indigestão.

A cirurgia de pedra na vesícula é recomendada quando as pedras são grandes, causam sintomas frequentes, bloqueiam os ductos biliares ou levam a complicações, como inflamação da vesícula (colecistite) ou pancreatite. O objetivo da cirurgia é remover a vesícula biliar para aliviar os sintomas e evitar complicações futuras.

Existem duas principais formas de realizar a colecistectomia: a cirurgia aberta e a cirurgia laparoscópica. Na cirurgia aberta, é feita uma incisão maior na parte superior direita do abdômen para permitir que o cirurgião remova a vesícula biliar. Já na cirurgia laparoscópica, são realizadas várias incisões pequenas no abdômen, por onde são inseridos instrumentos e uma câmera para guiar o cirurgião na remoção da vesícula.

Após a remoção da vesícula biliar, o corpo ainda é capaz de digerir as gorduras, pois a bile é liberada diretamente no intestino delgado, em vez de ser armazenada na vesícula biliar. A maioria dos pacientes se adapta bem a essa mudança e pode continuar a ter uma dieta normal após a recuperação da cirurgia.

A colecistectomia é considerada uma cirurgia segura e eficaz para o tratamento das pedras na vesícula. Geralmente, a cirurgia alivia os sintomas relacionados às pedras, como dor abdominal recorrente, náuseas e indigestão.

QUEM É O MÉDICO QUE REALIZA A CIRURGIA DE PEDRA NA VESÍCULA?

O Médico que realiza a cirurgia de pedra na vesícula (colecistectomia) é o cirurgião geral.

ONDE ENCONTRO CLÍNICA COM CIRURGIA DE PEDRA NA VESÍCULA EM BELÉM, ANANINDEUA E AUGUSTO MONTENEGRO?

A nossa Clínica Rede Mais Saúde possui uma das melhores infraestruturas da região e conta com mais de 30 especialidades médicas e medicina do trabalho. Você pode encontrar nossas clínicas na cidade de Belém, Ananindeua e na Augusto Montenegro:

Unidade Belém: Av. Alm. Barroso, 4750 - Souza, Belém – PA
Unidade Diagnóstica: Av. Tavares Bastos, 28 - Souza, Belém – PA
Unidade Medicina do Trabalho: Av. Alm. Barroso, 4790 - Souza, Belém – PA
Unidade Ananindeua: você nos encontra no endereço: Tv. SN 24, 332. Ananindeua/PA.
Unidade Augusto Montenegro: Rodovia Augusto Montenegro, 6955 - Cidade Jardim II, Q 01 L 12 - Tapanã

QUER AGENDAR UMA CONSULTA? Clique no botão abaixo e agende agora mesmo!