Como surgiu o Novembro Azul? | Rede Mais Saúde - Clínica Popular

O QUE É O NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul é um movimento mundial ocorrido durante o mês de novembro no intuito de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

 

COMO SURGIU O NOVEMBRO AZUL

Surgiu como uma campanha, a qual foi inspirada pelo Movember, um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem.

O Movember nasceu em 2003 na Austrália. Na verdade, tudo teria surgido com uma brincadeira entre amigos australianos, os quais combinaram que deixariam o bigode crescer demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina.

O termo é uma junção de moustache, que significa “bigode”, e november, que significa “novembro”. A escolha do mês se une ao ao fato de que no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O que surgiu como uma campanha foi alargado para um mês, que tem como objetivo conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares, do auto-exame e tratamento, especialmente do câncer da próstata.

Esse tipo de câncer é a segunda doença que causa mais mortes entre os homens e a sua cura apenas é possível mediante o diagnóstico precoce, daí a importância da campanha que, no Brasil, foi desencadeada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e tem como os símbolos da campanha o bigode e a cor azul.

 

HOMEM QUE É HOMEM SE CUIDA

Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, a Fundação do Câncer desenvolveu uma campanha especial para a data, baseada nos tabus que rondam o comportamento masculino: “homem não chora”, “homem tem que ser forte”, “homem não cozinha”, “homem não passa roupa”, “homem não lava louça”, “homem não fica doente”, “homem não morre”, entre outras ideias que percorrem o imaginário masculino. 

A ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas. 

 

SOBRE OS EXAMES

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, estão destacados alguns dos testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

• Verificação da pressão arterial

• Hemograma completo e testes de urina

• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes

• Atualização da carteira vacinal

• Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

 

SOBRE A REDE MAIS SAÚDE

A REDE MAIS SAÚDE tem por missão promover a saúde a todos com respeito, ética, simplicidade e comprometimento, independentemente da classe social de seus pacientes. Esse é o principal objetivo, desde que abriram as portas em 2015 na cidade de Belém. A clínica tem como público alvo as pessoas que não tenham plano de saúde. 

Agende já o seu tratamento conosco.

CALL CENTER: 3344-2250 / 98520-7358 - zapp

END.: Av. Almirante Barroso, 4750 esquina com a Av. Tavares Bastos

Agende uma consulta

AGENDAR CONSULTA